Gestão da dor

Utilizamos a acupuntura como técnica de grande valor na gestão da dor e das disfunções viscerais e motoras dos nossos pacientes.

No caso particular deste paciente, uma lesão medular causou-lhe um quadro de paraplegia grave que, apesar da cirurgia, não foi possível reverter. O objetivo terapêutico passou então por trabalhar marcha espinhal, um tipo de marcha reflexa que pode ser automatizada e alcançada em alguns pacientes com lesão toracolombar. Ao longo do seu processo de reabilitação tivemos também como objetivo limitar o risco de desenvolvimento de dor neuropática, uma condição que infelizmente muitos pacientes desenvolvem após lesão neurológica.

A gestão de uma bexiga neurogenica foi outro dos desafios enfrentados já que este paciente, para além da perda de mobilidade e de sensibilidade perdeu também a capacidade para urinar voluntariamente.

Nestes cenários, a eletroacupuntura segmentar e regional permite uma normalização autonómica reduzindo a tonicidade do esfíncter urinário e facilitando a compressão vesical. Adicionalmente, permite também gerir a dor e a nocicepção de origem miofascial e neurogenica, o que contribui para uma melhoria do conforto e da função motora nestes pacientes.

Para saber mais sobre nós e sobre os nossos serviços siga-nos nas nossas publicações.